Foto: OCDE/Divulgação
Brasil ainda não é membro da OCDE, mas se encontra em meio ao processo de entrada na organização; veja perguntas e respostas sobre o tema
Foto: Chasialis Vaios/EFE/EPA
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi fundada em 1961, tem sede em Paris e engloba 38 países - incluindo as maiores economias do mundo. O foco é a colaboração visando o crescimento econômico e o desenvolvimento de todos. Na foto, o Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann.
Foto: Brendan McDermid/Reuters
Para fazer parte do grupo um país precisa cumprir uma série de requisitos dentro de temas como preservação da liberdade, democracia, estado de direito, proteção dos direitos humanos, compromisso com o crescimento econômico sustentável e inclusivo, entre outros.
Foto: Paulo Vitor/Agência Estado
A entrada de um país na OCDE é frequentemente vista como um selo de credibilidade, pois há uma padronização de práticas que visam crescimento sustentável, possibilitando melhora na qualidade regulatória e potencialmente reforçando a confiança de investidores.
Foto: Andrew Kelly/Reuters
Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia, Costa Rica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália...
Foto: Kazuhiro Nogi/AFP
...Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça e Turquia.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O processo de entrada do Brasil na OCDE teve início em junho de 2022 e está em andamento. O processo de acessão leva, em média, de três a quatro anos - mas o Itamaraty destaca que as entradas mais recentes de países latino-americanos (Costa Rica e Colômbia) demoraram sete anos.
Foto: OCDE/Divulgação
Quer saber mais sobre a OCDE?
Redação